Home Visão, Missão e Princípios
Clube de Fotografia PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

O Clube de Fotografia da CERCI S. João da Madeira iniciou a atividade em Setembro de 2010, integrado numa ação de voluntariado, com o propósito de desenvolver competências e o gosto pela fotografia. Atualmente é frequentado por um grupo de nove jovens da Resposta Social Centro de Atividades Ocupacionais, proporcionando-lhes a descoberta deste fantástico mundo da fotografia.

 

Porquê?

A fotografia, desde a sua origem, sempre fascinou toda a gente e, agora, no tempo do "digital", tornou-se mais acessível económica e tecnicamente - os custos de aquisição e utilização, reduziram consideravelmente e a tecnologia facilitou extraordinariamente a utilização.

Por outro lado, toda a gente possui um ou mais equipamentos de captação de imagem digital (desde telemóveis, câmaras fotográficas compactas simples ou avançadas até câmaras fotográficas reflex/SLR).

É por isto que se impunha levar a fotografia a estas pessoas, propocionando-lhes  o contacto com esta forma de expressão artística.

 

Como funciona?

Em sessões semanais, com a colaboração e disponibilidade de um voluntário e de uma monitora do Centro de Atividades Ocupacionais, o Clube de Fotografia da CERCI S. João da Madeira. De forma pedagógica são abordados vários aspetos teóricos e práticos da fotografia, orientando estes jovens na descoberta, pesquiza e produção de trabalhos fotográficos.

 

Principais dificuldades

A maior dificuldade é, sem dúvida alguma, a falta de equipamentos. Atualmente apenas dispomos regularmente de seis equipamentos (dois da instituição, dois do voluntário que dinamiza o Clube e dois de utentes do Clube) de diferentes qualidades e caracteristicas e, quase todos, pouco adequados aos utilizadores, pelo que as atividades são condicionadas pela utilização alternada retirando eficácia e espontaneidade ao trabalho desenvolvido.

É objetivo prioritário, dotar o Atelier de meios mínimos para o maior aproveitamento de todos. Para isso, temos em estudo o desenvolvimento de ações de angariação de apoio junto de casas da especialidade, representantes das marcas, empresas da cidade e comunidade em geral.

 

Como pode ajudar o Clube de Fotografia da CERCI S. João da Madeira?

As importâncias necessárias são extraordinariamente baixas e o proveito incomparavelmente alto. E todos agradecem.

- Dinheiro

- Material (Equipamentos Novos ou Usados)

 

Contactos

Para qualquer tipo de esclarecimento ou apoio contacte-nos pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Atividade/Mostra de trabalhos

Em 25 de Maio de 2011, foi inaugurada a primeira exposição de trabalhos deste clube, no Shopping 8ª Avenida em S. João da Madeira, dedicada ao tema "Biodiversidade". Os trabalhos que apresentámos foram realizados em dois passeios por dois parques da nossa cidade (Parque Urbano do Rio Ul e Parque Nossa Senhora dos Milagres) com o objetivo de captarmos imagens alusivas ao tema.

Este trabalho deu-nos muito prazer, em primeiro lugar, pelos bons momentos que passámos, pela partilha de experiências entre nós, assim como pelo resultado expresso nas fotografias que conseguimos e, em segundo lugar, por termos a oportunidade de participar neste evento organizado pelo 8ª Avenida, dando-nos a possibilidade de mostrar à comunidade o trabalho que temos vindo a desenvolver.

 

Olhar o Infinito
Pureza
Rumo ao Futuro
Vida com alegria
Retalho de paisagem
Grandiosidade
Tranquilidade
Beleza Animal
Perspectiva
Paleta de cores
Delicadeza
Movimento
Olhar o InfinitoFerdinand
01/12 
start stop bwd fwd

 

Destaques


Voluntariado na CERCI S. João da Madeira

socios

tampinhas

Clubes


fotografia

informatica

Os nossos Blogues


Blogue O dia-a-dia CAO

Blogue da Formação Profissional

Blogue do CATL

Blogue do Lar Residencial

CERCI S. João da Madeira, Powered by Joomla!; Joomla templates by SG web hosting