Home Centro de Atividades Ocupacionais
Projeto Eco-Escolas PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
PROJETO ECO-ESCOLAS

"Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE. Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
O programa é coordenado a nível internacional, nacional, regional e de escola. Esta coordenação multinível permite a confluência para objetivos, metodologias e critérios comuns que respeitam a especificidade de cada escola relativamente aos seus alunos e caraterísticas do meio envolvente.
Para além do apoio das pessoas e Instituições da Comissão Nacional, o Eco-Escolas conta ainda com a parceria de vários municípios e apoios específicos de mecenas para algumas das suas atividades. Fornece ainda metodologia, formações, materiais pedagógicos, apoios e enquadramento ao trabalho desenvolvido pela escola."

in https://ecoescolas.abae.pt/sobre/quem-somos/



20 de fevereiro - 1º Eco-Conselho CERCI-SJM

No dia 20 de fevereiro de 2018 reuniu pela primeira vez o Eco-Conselho CERCI S. João da Madeira, cumprindo-se o primeiro de sete passos para implementação do Projeto Eco-Escolas. O Eco-Conselho é a força motriz do projeto, devendo assegurar a execução dos outros seis passos.

Fazem parte deste Eco-Conselho, representantes dos clientes, dos familiares dos clientes, da direção, das coordenações, dos funcionários, dos órgãos autarquicos locais e dos voluntários.

Tem como competências:

  • Implementar a auditoria ambiental;
  • Discutir o plano de ação;
  • Monitorizar e avaliar as atividades;
  • Coordenar as formas de divulgação do Programa na escola e Comunidade.


21 de março - I Encontro Futsal Adaptado do Distrito de Aveiro

A Associação de Futebol de Aveiro (AFA) contou com a colaboração da CERCI SJM, Federação Portuguesa de Futebol (FPF), ANDDI e Câmara Municipal de São João da Madeira, na organização deste evento que decorreu, durante o dia de hoje, no Pavilhão das Travessas.

Este encontro teve como principal objetivo contribuir na promoção e melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência, através da prática desportiva, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva.

Nesta que foi a 1ª edição participaram as seguintes instituições: CERCI AZ, SCC Oliveira Bairro, CSPF Recardães, CERCI Lamas, CERCI AG, CERCI Feira, Casa Ozanam, CERCIVAR, AVPACD (Vale Cambra), CASD de Santa Catarina (Vagos) e CERCI SJM.

A CERCI SJM agradece a todos os que participaram, assim como, a todos os que tornaram possível este grande dia!


23 de abril - Campanha de Sensibilização sobre dejetos de animais

No dia 23 de abril, inserido na "Semana da Terra", realizado em S. João da Madeira, um grupo de utentes organizou e desenvolveu uma Campanha de Sensibilização sobre os dejetos de animais.

Pelos Parques da Cidade foram distribuídos cartazes e panfletos para sensibilizar a população sobre os cuidados que devem ter quando passeiam os animais nos parques.


24 de abril - "A Árvore Generosa"

O Banco Local de Voluntariado de S. João da Madeira levou a cena uma adaptação do livro ”A Árvore Generosa”, do escritor e ilustrador norte-americano Shel Silverstein, no passado dia 24 de abril, pelas 14h30m, na Casa da Criatividade.

Com poucas palavras e muito talento, voluntário(a)s e utentes da CERCI S.João da Madeira, conseguiram vestir o papel de verdadeiros atores e atrizes, e encher a sala de aluno(a)s das escolas do concelho, onde a palavra que se elevou foi Voluntariado e o respeito pela Natureza.

A semente foi lançada, agora tem que ser regada!


 


15 de maio - Caminhada Dia da Família

Hoje, alguns utentes e suas famílias, associaram-se à "Caminhada da Família" organizada pelo Centro Humanitário de SJM da Cruz Vermelha! Foi uma manhã diferente e muito divertida! Muito Obrigado pelo convite!


29 de maio - Caminhada nos Passadiços da Barrinha de Esmoriz

Hoje tivemos a oportunidade de conhecer os Passadiços da Barrinha de Esmoriz, numa atividade interinstitucional que juntou a Cerci SJM, a CerciFeira, a CerciAz e o  Patronato e AICIA, numa revigorante caminhada no meio da natureza.

O almoço foi no Parque de Merendas do Buçaquinho e finalizou com a entrega da foto comemorativa do dia pela Dr.ª Ana Lúcia ao representante de cada instituição. Para o ano há mais!!



1 de junho - Reposição de "A Árvore Generosa", agora aqui, na CERCI

Hoje toda a comunidade CERCI SJM pôde assistir à tal peça de que se fala, onde entram os nossos amigos do CATL e voluntários e que nos fala sobre o respeito pela Natureza 


Ações do primeiro semestre

Durante o primeiro semestre do ano de 2018 realizamos algumas ações com os utentes com o objetivo de lhes explicar como é feita a leitura dos consumos, nas faturas de água, eletricidade e gás.

Não conseguimos fazer os registos dos consumos, nem compará-los, pois foi necessário, em primeiro lugar, explicar aos utentes o que é uma fatura, como estão descritos os consumos, etc. Neste momento já temos um grupo de utentes capaz de fazer a leitura das faturas.

É notória a preocupação de alguns utentes em sensibilizarem os colegas para a importância de reduzirem os consumos. Pela instituição foram distribuídos vários "alertas" no sentido de sensibilizar a comunidade CERCI SJM para a redução dos consumos.

 


TAMPINHAS SOLIDÁRIAS

Com este projecto pretende-se mobilizar toda a comunidade sanjoanense a separar as tampinhas de plástico e colocá-las nos pontos de recolha.

As tampinhas recolhidas serão vendidas para reciclagem, destinando-se a receita à aquisição de aparelhos e equipa­mentos médicos ou ortopédicos, que integrarão um Centro de Recursos, com sede na CERCI de S. João da Madeira, ao qual qualquer sanjoanense poderá recorrer em caso de neces­sidade.

A ideia surgiu após uma visita da CERCI à LIPOR-Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto (responsável pela gestão dos resíduos sólidos urbanos nos concelhos de Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde), onde conhecemos a Operação Tampinhas”, projeto que visava a recolha e venda de tampas de plástico separadas pelos cidadãos, destinando a receita à aquisição de aparelhos e equipamentos médicos ou ortopédicos e sua doação a pessoas ou instituições de reconhecido mérito.

A CERCI aderiu a esta iniciativa, na sua segunda fase (novembro de 2006 a agosto de 2007), na qualidade de participante.

Em dezembro de 2007, a ideia deu lugar a um projeto próprio, denominado “Tampinhas Solidárias”, passando a CERCI de S. João da Madeira a ser beneficiária dos apoios concedidos pela LIPOR. Desenvolvida no âmbito da Agenda 21 Local, esta iniciativa, promovida pela Câmara Municipal e pela CERCI, conta com o apoio de várias entidades.

Como funciona

As tampinhas são recolhidas em contentores de recolha disponíveis em toda a cidade devendo, obrigatoriamente, ser de plástico, preferencialmente de líquidos alimentares, como águas, sumos, entre outras, não sendo permitidas tampas de embalagens de produtos perigosos, de embalagens que contiveram tintas, vernizes, gordura, etc. Posteriormente, são entregues na LIPOR em Baguim do Monte - Gondomar, que, depois, as entrega à SPV (Sociedade Ponto Verde).

Os contentores são fornecidos pela Portucel e decorados pelos utentes da CERCI, com recurso a resíduos de vinil autocolante, formando imagens de tampinhas.

Resultados

Até agora já permitiu a obtenção de diverso equipamento médico e ortopédico, integrando o Centro de Recursos de material ortopédico sedeado na CERCI.
 

Continuamos a contar com a colaboração de todos.

 

Destaques


Projeto Eco-Escolas da CERCI SJM

Voluntariado na CERCI S. João da Madeira

socios

tampinhas

Clubes


fotografia

informatica

Os nossos Blogues


Blogue O dia-a-dia CAO

Blogue da Formação Profissional

Blogue do CATL

Blogue do Lar Residencial

CERCI S. João da Madeira, Powered by Joomla!; Joomla templates by SG web hosting