Home
Tampinhas Solidárias - Página 2 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

 

Como nasceu

A ideia surgiu após uma visita da CERCI à Lipor – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto (responsável pela gestão dos resíduos sólidos urbanos nos concelhos de Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde), onde conhecemos a Operação Tampinhas”, projecto que visava a recolha e venda de tampas de plástico separadas pelos cidadãos, destinando a receita à aquisição de aparelhos e equipamentos médicos ou ortopédicos e sua doação a pessoas ou instituições de reconhecido mérito.

A CERCI aderiu a esta iniciativa, na sua segunda fase (Novembro de 2006 a Agosto de 2007), na qualidade de participante.

Em Dezembro de 2007, a ideia deu lugar a um projecto próprio, denominado “Tampinhas Solidárias”, passando a CERCI de S. João da Madeira a ser beneficiária dos apoios concedidos pela Lipor. Desenvolvida no âmbito da Agenda 21 Local, esta iniciativa, promovida pela Câmara Municipal e pela CERCI, conta com o apoio de várias entidades.

 

Como funciona

As tampinhas são recolhidas em contentores de recolha disponíveis em toda a cidade devendo, obrigatoriamente, ser de plástico, preferencialmente de líquidos alimentares, como águas, sumos, entre outras, não sendo permitidas tampas de embalagens de produtos perigosos, de embalagens que contiveram tintas, vernizes, gordura, etc. Posteriormente, são entregues na Lipor em Baguim do Monte - Gondomar, que, depois, as entrega à SPV (Sociedade Ponto Verde)

Os contentores são fornecidos pela Portucel e decorados pelos utentes da CERCI, com recurso a resíduos de vinil autocolante, formando imagens de tampinhas.

 

Resultados

Até agora já permitiu a obtenção de diverso equipamento médico e ortopédico, integrando o centro de recursos de material ortopédico sedeado na CERCI: uma cama articulada manual, um colchão tri-partido para cama manual,  uma grade para cama manual, um colchão anti-escaras com compressor, duas cadeiras de rodas e um nebulizador.
 

Continuamos a contar com a colaboração de todos.



Actualizado em Sexta, 27 Novembro 2009 20:39
 

Destaques


Voluntariado na CERCI S. João da Madeira

socios

tampinhas

Clubes


fotografia

informatica

Os nossos Blogues


Blogue O dia-a-dia CAO

Blogue da Formação Profissional

Blogue do CATL

Blogue do Lar Residencial

CERCI S. João da Madeira, Powered by Joomla!; Joomla templates by SG web hosting