Home Notícias
Últimas Notícias
Começou hoje "Colónia de Férias 2009" na Torreira PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por CERCISJM   
Terça, 14 Abril 2009 19:00

Os nossos seis utentes com as respectivas acompanhantes

 

Seis utentes, do CAO e do ATL, iniciaram hoje o tão aguardado Campo de Férias 2009, na Colónia de Férias da Torreira, integrados no"1º Acolhimento para crianças e jovens dos 6 aos 18 anos".

Até ao dia 21, estes jovens terão uma experência a todos os níveis enriquecedora, possibilitando o contacto com comunidades e espaços diferentes, numa estadia fora do meio habitual, despertando sentimentos de uma saudável convivência em grupo e reforçando as boas práticas de socialização. Sempre acompanhados das suas Acompanhantes (uma por cada utente) e sob a supervisão e orientação do experiente e dedicado pessoal da Colónia.

Festas temáticas e jogos tradicionais, passeios pelo bonito pinhal ou até à praia (se o tempo o permitir!), ginástica e expressão plástica, compõem o Programa de Actividades especialmente preparado pelos Monitores e demais pessoal da Colónia de Férias da responsabilidade da Fundação Bissaya Barreto (Coimbra).

 

Aqui poderá obter mais informação sobre esta Colónia de Férias.

 
Tampinhas Solidárias PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por CERCISJM   
Sábado, 11 Abril 2009 19:00
  

 

“Tampinhas Solidárias” é o nome do projecto que apela à participação dos sanjoanenses.
O objectivo é separar as tampinhas de plástico das diversas embalagens que usamos no dia-a-dia e depositá-las nos pontos de recolha distribuídos pelo concelho, sendo estas vendidas para reciclagem, permitindo a aquisição de aparelhos e equipamentos médicos ou ortopédicos, integrados num centro de recursos concelhio, ao qual qualquer sanjoanense pode recorrer em caso de necessidade.

 

Como nasceu
A ideia surgiu após uma visita da CERCI à Lipor – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto (responsável pela gestão dos resíduos sólidos urbanos nos concelhos de Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde), onde conhecemos a Operação Tampinhas”, projecto que visava a recolha e venda de tampas de plástico separadas pelos cidadãos, destinando a receita à aquisição de aparelhos e equipamentos médicos ou ortopédicos e sua doação a pessoas ou instituições de reconhecido mérito.

A CERCI aderiu a esta iniciativa, na sua segunda fase (Novembro de 2006 a Agosto de 2007), na qualidade de participante.

Em Dezembro de 2007, a ideia deu lugar a um projecto próprio, denominado “Tampinhas Solidárias”, passando a CERCI de S. João da Madeira a ser beneficiária dos apoios concedidos pela Lipor. Desenvolvida no âmbito da Agenda 21 Local, esta iniciativa, promovida pela Câmara Municipal e pela CERCI, conta com o apoio de várias entidades.

 

Como funciona
As tampinhas são recolhidas em contentores de recolha disponíveis em toda a cidade devendo, obrigatoriamente, ser de plástico, preferencialmente de líquidos alimentares, como águas, sumos, entre outras, não sendo permitidas tampas de embalagens de produtos perigosos, de embalagens que contiveram tintas, vernizes, gordura, etc. Posteriormente, são entregues na Lipor em Baguim do Monte - Gondomar, que, depois, as entrega à SPV (Sociedade Ponto Verde)

Os contentores são fornecidos pela Portucel e decorados pelos utentes da CERCI, com recurso a resíduos de vinil autocolante, formando imagens de tampinhas.

 

Resultados

Até agora já permitiu a obtenção de diverso equipamento médico e ortopédico, integrando o centro de recursos de material ortopédico sedeado na CERCI: uma cama articulada manual, um colchão tri-partido para cama manual,  uma grade para cama manual, um colchão anti-escaras com compressor, duas cadeiras de rodas e um nebulizador.
 

Continuamos a contar com a colaboração de todos.

 
Estágio de Enfermagem PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por CERCISJM   
Segunda, 06 Abril 2009 18:00

Decorre, durante este ano lectivo, um estágio da Escola Superior de Enfermagem da Cruz Vermelha Portuguesa de Oliveira de Azeméis. Da positiva experência aqui fica o testemunho de alunos que por cá passaram:

 "No decorrer do nosso estágio na CERCI de São João da Madeira consideramos pertinente e necessário esclarecer os profissionais da instituição, bem como os utentes da mesma, relativamente a acções de primeiros socorros. Para tal, planeamos e executamos três sessões de informação/esclarecimento que decorreram ao longo de uma semana, de 30 de Abril a 03 de Março. Na primeira sessão abordámos os primeiros cuidados aos tipos mais comuns de feridas; na segunda sessão demonstramos como se processa a assistência á vítima de uma crise convulsiva; por último, na terceira sessão simulamos o Suporte Básico de Vida. Nas sessões participaram com entusiasmo quer os colaboradores da instituição quer os próprios utentes, expondo as suas dúvidas, partilhando experiências ou mesmo como participantes activos das demonstrações realizadas. No final, o feed-back por nós percepcionado foi bastante positivo. Fica, portanto, a promessa da realização de mais acções deste género por parte de colegas em futuros estágios, de modo a que a nossa passagem por esta instituição seja ainda mais enriquecedora e proveitosa para ambas as partes.

Os alunos do 6º Curso do 1º Ciclo de Estudos em Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem da Cruz Vermelha Portuguesa de Oliveira de Azeméis"

 
Rastreio de saúde pela Universidade Fernando Pessoa PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por CERCISJM   
Terça, 31 Março 2009 19:00

Integrado na programação pedagógica do Projecto Ambulatório de Saúde Oral e Pública (PASOP) da Universidade Fernando Pessoa (UFP), realizou-se hoje um rastreio de medicina dentária, análises clínicas, controlo de tensão arterial, entre outros, junto dos utentes da CERCI de S. João da Madeira.
Todos os utentes puderam, assim, beneficiar de uma avaliação de vários e importantes aspectos da sua saúde numa unidade móvel devidamente equipada com consultórios e respectivos meios de diagnóstico, realizada por alunos de várias licenciaturas enquadrados por docentes ou supervisores de estágios clínicos.
Um dos objectivos deste projecto da UFP, lançado há seis anos, é a “Educação para saúde” (o que passa, em primeiro lugar, por incentivar à criação de hábitos de vida saudável, em que um dos principais é a preocupação com a prevenção dos riscos que podem conduzir à doença), e que é, também, um propósito desde sempre presente nas várias valências da CERCI.

 
Semana da Leitura PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por CERCISJM   
Sexta, 06 Março 2009 19:00

A EB1 de Cesar convidou a CERCI para participar numa actividade inserida no âmbito da Semana da Leitura, que decorreu na tarde do dia 6 de Março.

A CERCI apresentou aos meninos de quatro anos e do Jardim de Infância daquela escola o conto "Cajó aprende as cores": um menino que não sabe as cores descobre que há outras formas de contar uma história, fazendo parte dela.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 Seguinte > Final >>

Pág. 4 de 6

Destaques


Voluntariado na CERCI S. João da Madeira

socios

tampinhas

Clubes


fotografia

informatica

Os nossos Blogues


Blogue O dia-a-dia CAO

Blogue da Formação Profissional

Blogue do CATL

Blogue do Lar Residencial

CERCI S. João da Madeira, Powered by Joomla!; Joomla templates by SG web hosting