Novos cursos FP

Curso a iniciar em abril de 2023

Definição

A formação profissional visa dotar as pessoas com deficiências e incapacidade dos conhecimentos e competências necessárias à obtenção de uma qualificação que lhes permita exercer uma atividade no mercado de trabalho, manter o emprego e progredir profissionalmente de forma sustentada.

(Decreto-Lei n.º 290/2009 de 12 de outubro)

 

Caraterização

A Resposta Social Formação Profissional (FP) da CERCI S. João da Madeira tem 2 cursos para Pessoas com Deficiência e Incapacidade (PCDI) com a escolaridade obrigatória e/ou idade igual ou superior a 18 anos:

  • Assistente Operacional de Cozinha (formação de ajudantes de cozinha)
  • Assistente Operacional de Hotelaria (formação polifacetada na área de hotelaria: limpeza de espaços, serviço de mesa e ao balcão, serviços de catering, lavandaria)

 

 

Há uma procura elevada destas tarefas e serviços, nas diversas entidades do concelho.

Em Abril de 2023, irão abrir vagas para o Curso de Assistente Operacional de Cozinha.

 

Prioridades Temáticas

Promoção da Igualdade entre Homens e Mulheres

A seleção dos candidatos/as é efetuada tendo em conta a avaliação que é realizada às suas competências, empenho e desempenho, não sendo o género um requisito para a seleção, ou seja, homens e mulheres têm as mesmas oportunidades de ingressarem nos nossos cursos.

 Além disso, os nossos cursos preparam os/as formandos/as para variadas funções, as quais podem ser executadas quer por homens, quer por mulheres.

Igualdade de Oportunidades e da Não Discriminação

Promovemos a integração económica e social, atendendo às dificuldades específicas de cada um e proporcionamos a aquisição de conhecimentos, competências e formas de comportamento necessários ao exercício de uma profissão. Sempre que possível, os formandos participam em atividades na comunidade para demonstração das suas competências

Inovação Social

As iguarias confecionadas são muito elogiadas e solicitadas, havendo já uma procura constante dos nossos serviços de catering pela Junta de Freguesia e Câmara Municipal (alguns já são eventos anuais). Outras entidades privadas começam a procurar-nos. Os formandos realizam FPCT em instituições públicas e privadas da região. Além disso, ex-formandos fazem estágios pós-formação em distintas entidades.

 

Artigos relacionados

Desde 1979 a promover o desenvolvimento social, familiar e profissional das pessoas com deficiências e incapacidades, maximizando as suas potencialidades e optimizando a sua qualidade de vida e bem-estar.
A CERCI S. João da Madeira (Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos com Incapacidades, C.R.L.) é uma cooperativa de utilidade pública e solidariedade social.