Formação Profissional

Projeto Nº PESSOAS-FSE+-01580000

 

 

A CERCI S. João da Madeira, desde o ano de 2003, tem em funcionamento a Resposta Social de Formação Profissional.

O surgimento desta Resposta Social teve como principal objetivo tentar colmatar um conjunto de lacunas existentes no Concelho e zonas limítrofes, no que concerne à integração sócio profissional das Pessoas com Deficiências e Incapacidades (PCDI).

A pessoa com deficiência tem direito e o dever de desempenhar um papel ativo no desenvolvimento da sociedade e que não pode ser discriminada, direta ou indiretamente, por ação ou omissão, com base na deficiência, e que deve beneficiar de medidas de ação positiva com o objetivo de garantir o exercício dos seus direitos e deveres” (Lei n.º 38/2004 de 18 de agosto).

 

Definição

A formação profissional visa dotar as pessoas com deficiências e incapacidade dos conhecimentos e competências necessárias à obtenção de uma qualificação que lhes permita exercer uma atividade no mercado de trabalho, manter o emprego e progredir profissionalmente de forma sustentada. (Decreto-Lei n.º 290/2009 de 12 de outubro)

 

Objetivos

Proporcionar às PCDI (Pessoas com Deficiências e Incapacidades) a integração económica e social, atendendo às dificuldades específicas de cada um, dotando-as de conhecimentos, capacidades, práticas, atitudes e formas de comportamento necessários ao exercício de uma profissão.

 

Destinatários

Pessoas com Deficiências e Incapacidades, com idade igual ou superior a 18 anos e/ou com a escolaridade obrigatória.

 

Equipa
  • Diretora da Formação;
  • Coordenadora da Formação;
  • Formadores certificados pelo IEFP;
  • Pessoal de serviços gerais e transportes.

 

Ofertas Formativas em curso
  • Assistente Operacional de Cozinha e Pastelaria (formação em ajudantes de cozinha/pastelaria)
  • Assistente Operacional de Hotelaria e Restauração (formação polifacetada na área de hotelaria: limpeza e higienização de espaços, serviço de mesa e ao balcão, serviços de catering, lavandaria, etc).

Trata-se de ofertas formativas que vão ao encontro das necessidades do mercado de trabalho, do setor da Hotelaria, nomeadamente das diversas entidades e empresas do concelho, potenciando assim a taxa de sucesso de empregabilidade/integração dos nossos formandos.

 

Duração

De 1200 a 2900 horas: 2ª a 6ª Feira, das 10:00 às 13:00 e das 14:00 às 17:00 (6 horas diárias)

 

Contactos

Coordenação da Formação Profissional: Juliana Soares
Telefone: 256 837 830 (Chamada para a rede fixa nacional)
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

--------- 

Igualdade de Género

Homens e mulheres têm as mesmas oportunidades de ingressarem nos nossos cursos. A seleção dos candidatos é efetuada tendo em conta a avaliação que é realizada às suas competências, empenho e desempenho, não sendo o género um requisito para a seleção. Além disso, os nossos cursos preparam os formandos para variadas funções, as quais podem ser executadas por ambos os géneros.

Igualdade de Oportunidades

Os nossos cursos de Formação Profissional são de tipologia C, que pelas suas características específicas, assumem um papel particularmente inclusivo no panorama da oferta formativa geral. Este tipo de formação foi concebido para acolher um leque mais alargado de candidatos, abrangendo não apenas candidatos em situação de vulnerabilidade, mas também perfis com dificuldades acrescidas de integração no mercado de trabalho.

A tipologia C, apesar de não conferir a dupla certificação aos nossos formandos, promove metodologias adaptadas, flexíveis e centradas na valorização de competências. Desta forma, contribuímos significativamente para a promoção da igualdade de oportunidades, permitindo que todos, independentemente da sua origem, ou percurso, tenham acesso a uma qualificação profissional e melhores perspetivas de inserção socioprofissional.

Este é o nosso contributo para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, onde ninguém é deixado para trás no que respeita ao acesso à educação e à empregabilidade.

 

Ementa Semanal
Regulamento

preinsc

 

 

 

Artigos relacionados

Desde 1979 a promover o desenvolvimento social, familiar e profissional das pessoas com deficiências e incapacidades, maximizando as suas potencialidades e optimizando a sua qualidade de vida e bem-estar.
A CERCI S. João da Madeira (Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos com Incapacidades, C.R.L.) é uma cooperativa de utilidade pública e solidariedade social.