Projeto Nº POISE-03-4229-FSE-000234
Projeto Nº POISE-03-42I5-FSE-000091
A CERCI S. João da Madeira, desde o ano de 2003, tem em funcionamento a Resposta Social de Formação Profissional. O surgimento desta Resposta Social teve como principal objetivo tentar colmatar um conjunto de lacunas existentes no Concelho e zonas limítrofes, no que concerne à integração sócio profissional das Pessoas com Deficiências e Incapacidades (PCDI)
“A pessoa com deficiência tem direito e o dever de desempenhar um papel ativo no desenvolvimento da sociedade e que não pode ser discriminada, direta ou indiretamente, por ação ou omissão, com base na deficiência, e que deve beneficiar de medidas de ação positiva com o objetivo de garantir o exercício dos seus direitos e deveres” (Lei n.º 38/2004 de 18 de agosto).
Definição
A formação profissional visa dotar as pessoas com deficiências e incapacidade dos conhecimentos e competências necessárias à obtenção de uma qualificação que lhes permita exercer uma atividade no mercado de trabalho, manter o emprego e progredir profissionalmente de forma sustentada. (Decreto-Lei n.º 290/2009 de 12 de outubro)
Objetivos
Proporcionar às PCDI (Pessoas com Deficiências e Incapacidades) a integração económica e social, atendendo às dificuldades específicas de cada um, dotando-as de conhecimentos, capacidades, práticas, atitudes e formas de comportamento necessários ao exercício de uma profissão.
Destinatários
Pessoas com Deficiências e Incapacidades, com idade igual ou superior a 18 anos e/ou com a escolaridade obrigatória.
Equipa
- Coordenadora/Psicóloga;
- Formadores certificados pelo IEFP nas áreas em que é ministrada formação profissional;
- Vigilante de formação
- Pessoal da área administrativa, cozinha e refeitório, limpeza, serviços gerais e transportes
Cursos Existentes
Assistente Operacional de Cozinha (formação de ajudantes de cozinha)
Assistente Operacional de Hotelaria (formação polifacetada na área de hotelaria: limpeza de espaços, serviço de mesa e ao balcão, serviços de catering, lavandaria).
Há uma procura elevada destas tarefas e serviços, nas diversas entidades do concelho.
Duração
De 1200 a 2900 horas: 2ª a 6ª Feira, das 10:00 às 13:00 e das 14:00 às 17:00 (6 horas diárias)
Contactos
Coordenação da Formação Profissional: Sandra Oliveira
Telefone: 256 837 830 (Chamada para a rede fixa nacional)
Email:
---------
Igualdade de Género
Homens e mulheres têm as mesmas oportunidades de ingressarem nos nossos cursos. A seleção dos candidatos é efetuada tendo em conta a avaliação que é realizada às suas competências, empenho e desempenho, não sendo o género um requisito para a seleção. Além disso, os nossos cursos preparam os formandos para variadas funções, as quais podem ser executadas por ambos os géneros.
Igualdade de Oportunidades
Os nossos cursos de F.P. destinam-se a uma população desfavorecida, a qual não tem as mesmas oportunidades de integração em cursos de formação profissional e é discriminada na integração do mercado de trabalho.